TECENDO A VIDA: O universo das aranhas.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
TECENDO A VIDA: O universo das aranhas
O que são: Aranhas são aracnídeos, não insetos. Pertencem à classe Arachnida e à ordem Araneae. Existem mais de 50.000 espécies conhecidas de aranhas no mundo, podem ser pequenas como uma cabeça de alfinete ou grandes como uma mão humana.
Características: Corpo dividido em cefalotórax e abdômen, 8 patas (sem antenas), produzem seda com fiandeiras localizadas no abdômen e predadoras, geralmente se alimentam de insetos.
Fabricação de teia Aranhas produzem seda através de glândulas chamadas fiandeiras.
A seda é usada para: Construção de teias para capturar presas, criar casulos para ovos, produzir linhas de segurança, fazer armadilhas ou esconderijos.
Veneno
A maioria das aranhas tem veneno, mas pouquíssimas são perigosas para os humanos. O veneno ser para paralisar ou matar a presa, facilitar a digestão, já que a alimentação é extracorpórea (elas sugam os fluidos da presa).
Habitat e distribuição
Encontradas em quase todos os ambientes: florestas, desertos, casas, cavernas e até debaixo d’água. Algumas são solitárias, outras constroem colônias com centenas de indivíduos.
Importância ecológica
Controle de pragas: se alimentam de insetos como mosquitos, baratas e moscas.
Papel na cadeia alimentar: servem de alimento para aves, répteis e outros animais.
Inspiração científica: a seda das aranhas é estudada por sua resistência — mais forte que o aço por peso.
Medo de aranhas (aracnofobia)
É uma das fobias mais comuns, muitas vezes sem razão real, pois a maioria das aranhas é inofensiva. A mídia e a aparência assustadora contribuem para esse medo.
Caranguejeira (grande, peluda, inofensiva ao ser humano).
As caranguejeiras são aranhas que podem atingir cerca de 30 cm de comprimento. Além de seu grande tamanho, apresentam o corpo recoberto por cerdas. Apesar de seu tamanho, essas aranhas não são responsáveis por provocar graves acidentes. Vale salientar que o contato com as cerdas das caranguejeiras pode provocar alergias e irritações na pele.
Viúva-negra (venosa, corpo preto com marca vermelha).
A viúva-negra é uma aranha de pequeno porte, apresentando entre 1 cm e 3 cm de comprimento. Destaca-se por apresentar uma coloração preta com faixas vermelhas e um desenho, também em vermelho, que lembra uma ampulheta na região do abdômen. Seu nome está relacionado com o fato de que a fêmea mata o macho após a cópula.
Referência:
SANTOS, Vanessa Sardinha. Aranhas. Brasil escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/aranha.htm/ Acesso em 15 de abr. de 2025.
Autoria:
Maisa Nogueira Boaz - Graduando do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Gostei muito do post!
ResponderExcluirParabéns Maisa.
Uau... aranhas
ResponderExcluirÓtimo posto! Parabéns.
ResponderExcluirUm trabalho de alta confiabilidade de informações, altamente concisas e coerentes. Parabéns!!
ResponderExcluir👏👏💯muito bom, top
ResponderExcluirUm assunto relevante e pouco discutido sendo muito bem explorado, parabéns!!
ResponderExcluirRapaz, de cara me chamou atenção por se tratar de algo relacionado à aranhas, pois fica bastante perto da minha linha de pesquisa e já até me envolvi um pouco com aracnídeos. Então, as informações estão ótimas, até na questão de trazer a anatomia que tornou ainda mais legal e eu não sabia sobre o processo de alimentação extracorpóreo delas, muito legal, aprendi um pouco mais com seu trabalho, gostei bastante, parabéns.
ResponderExcluirAchei interessante as informações, contendo bastante explicação sobre os aracnídeos 👍
ResponderExcluirEu adorei a explicação, contém bastante informações úteis e agradáveis 👍🏽👏🏽
ResponderExcluirContém bastante informações agradáveis e úteis para o dia a dia, bastante coerência no assunto que é pouco abordado 👍
ResponderExcluirAchei bastante legal e interessante, muito informativo, parabéns ao autor.
ResponderExcluir